rói-couro - definizione. Che cos'è rói-couro
Diclib.com
Dizionario ChatGPT
Inserisci una parola o una frase in qualsiasi lingua 👆
Lingua:

Traduzione e analisi delle parole tramite l'intelligenza artificiale ChatGPT

In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:

  • come viene usata la parola
  • frequenza di utilizzo
  • è usato più spesso nel discorso orale o scritto
  • opzioni di traduzione delle parole
  • esempi di utilizzo (varie frasi con traduzione)
  • etimologia

Cosa (chi) è rói-couro - definizione

CHAPÉU DOS VAQUEIROS DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
Chapéu de couro (indumentária)
  • Vaqueiro baiano, ano 1903, com seu chapéu de couro, em Riachão do Jacuípe, Bahia.
  • gibões]] e perneiras.

Estação Roi Baudouin         
ESTAÇÃO DE METRÔ DE BRUXELAS
Roi Baudouin; Roi Baudouin (Metro de Bruxelas); Roi Baudouin (Metropolitano de Bruxelas)
Roi Baudouin (fr) ou Koning Boudewijn (nl) é uma estação da linha 6 (antiga 1A) do Metro de Bruxelas.
Luva         
PEÇA DO VESTUÁRIO QUE COBRE AS MÃOS
Luvas; Luva de couro
thumb|right|170px|Uma mulher com luvas, [[pintura de Toulouse-Lautrec]]
luva         
PEÇA DO VESTUÁRIO QUE COBRE AS MÃOS
Luvas; Luva de couro
sf (gót lôfa)
1 Peça de vestuário com que se cobre a mão para resguardá-la do frio ou por adorno, e da qual apresenta a configuração exata, com uma divisão especial para cada dedo.
2 Objeto semelhante, de couro, borracha, amianto etc., muitas vezes sem separação para os dedos, usado em certos trabalhos ou atividades para proteger a mão: Luva de boxe.
3 Ferragem de reforço, que envolve uma sambladura.
4 Mec Peça tubular que é enfiada sobre outra peça (um eixo rotante, p ex).
5 Mec Peça tubular com duas roscas internas e opostas, própria para ligar dois canos, dois ferros etc. pelas suas extremidades
sf pl
1 Gratificação especial, recompensa que se dá a alguém, às vezes ocultamente, por fora do negócio em que interveio decisivamente, ou por qualquer favor.
2 Dir Quantia em dinheiro que, na ocasião da assinatura do contrato de locação de um prédio, o inquilino paga ao senhorio, à parte o aluguel mensal que terá de pagar.
3 Dir Quantia que o inquilino de um prédio recebe da pessoa a quem transfere o seu contrato de locação
L. de acoplamento: o mesmo que manga de acoplamento. L. de embreagem: o mesmo que luva móvel. L. de redução: luva com forma de tronco de cone, para ligação, em linha reta, de dois canos de diâmetros diferentes
L. móvel: peça tubular corrediça, que, junto com a outra, serve para embrear ou debrear um mecanismo; também chamada luva de embreagem. Luvas-de-nossa-senhora, Bot: erva da família das Ranunculáceas (Aquilegia vulgaris), originária da Europa, comumente cultivada como planta ornamental, cujas pétalas em forma de esporão apresentam cor muito apreciada, ou seja, de um azul intenso. Assentar como uma luva: ajustar-se perfeitamente, adaptar-se bem
Atirar a luva: provocar; reptar
Dar com luva de pelica: retribuir o mal com o bem; usar de delicadeza com quem é grosseiro
Escrever com luva branca: escrever, usando da máxima delicadeza
Levantar a luva: a) aceitar o repto; b) tirar vingança.

Wikipedia

Chapéu de couro

Conhece-se como chapéu de couro os chapéus feitos de couro tradicionalmente utilizados por vaqueiros nordestinos na tarefa de aboiar o gado, é uma parte importante do traje tradicional do Nordeste brasileiro. Apesar da designação comum, os chapéus de couro não possuem um formato único. Antes variam imensamente conforme a localidade do vaqueiro, servindo como identificador de sua proveniência.

Inicialmente, os chapéus de couro serviam a fins práticos, protegendo a cabeça do vaqueiro das ervas espinhosas da caatinga, do sol e da chuva. Eram frequentemente ensebados com sebo de boi, a fim de torná-los impermeáveis. A partir do sucesso de Luiz Gonzaga no Sudeste, entretanto, que utilizava vários modelos de chapéu de couro em suas apresentações, como marca de sua origem nordestina, os chapéus de couro passaram gradativamente a ser utilizados como símbolo da vida sertaneja e do homem nordestino.